quinta-feira, 18 de junho de 2009

Ensaio sobre a cegueira

Dear,

Vou dar a dica de um filme que é bem pesado. Já ouvi dizer que algumas pessoas foram embora no meio da sessão, outras sentiram-se mal. Falo aqui do filme Ensaio sobre a cegueira, baseado no romance do escritor português José Saramago e dirigido por Fernando Meirelles (diretor de Cidade de Deus).

Já está na lista dos melhores filmes que eu assisti. Mas deixa eu explicar pq indico aqui no blog um filme tão pesado. Como mãe tenho a preocupação que minha filha seja uma pessoa do bem, que respeite os outros e que consiga viver em harmonia com os seus semelhantes.

Pois bem, esse filme retrata justamente o contrário. É uma obra de ficção, mas que evidencia o pior lado da alma humana. Uma epidemia atinge uma cidade deixando grande parte da população sem enxegar. Essas pessoas são colocadas em quarentena pelo Estado em acampamentos onde ficam isoladas do resto da sociedade. Só que o medo da contaminação é tão grande que elas acabam ficando abandonadas. Aí começa o caos ...

É um daqueles filmes que te convida à uma profunda reflexão. Na minha opinião é um fiel retrato da sociedade contemporânea. O ser humano é capaz de coisas horríveis qdo colocado em situação limite. Pra mim, mesquinharia e egoísmo são os piores males do século.

E a gente que é mãe tem sempre que estar atenta a isso. Que caminhos vamos apontar para os nossos filhos? Que tipo de pessoas estamos criando?

Bom, mas para mostrar que há luz no fim do túnel e apresentar o outro lado da moeda, indico aqui o melhor texto sobre generosidade que li nos últimos tempos. Foi publicado na revista Vida Simples, na edição de maio deste ano, pelo educador Eugênio Mussak.

Aqui vai um pequeno trecho. A matéria completa pode ser lida no site do educador.

"Ser generoso é ser disponível. Ter disposição para dar de si para quem não tem e está precisando mais do que ele. O generoso não compartilha o que está sobrando, reparte o que tem, sua melhor parte".




Um comentário:

  1. Vale ler o livro antes do filme... Saramago é difícil a princípio, mas passada a estranheza inicial, não dá pra largar o livro!
    Eu o li às vésperas do Katrina. Achava uma verdeira premonição, quando ouvia falar daquele ginásio "Superdome". Não tinha como assistir CNN sem me debulhar em lágrimas.
    Mas... apesar de ser um filme "duro", possui uma linda mensagem de esperança e de fé nas pessoas. Porque se existem pessoas ruins, existem as boas, que fazem a diferença! =P

    ResponderExcluir