quarta-feira, 1 de julho de 2009

Seu filho é desatento e esquecido? É melhor investigar

Dears,

Certas crianças apresentam dificuldade de aprendizagem, relutam em desenvolver tarefas que exigem um esforço mental constante e distraem-se facilmente com estímulos externos. São tachadas como avoadas, esquecidas e desatentas e na maioria das vezes têm baixo rendimento escolar. O que muitos pais não sabem é que esse comportamento pode estar relacionado ao TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Esse transtorno atinge cerca de 6% da população em idade escolar. É o distúrbio neurocomportamental mais comum na infância.

O diagnóstico precisa ser confirmado por uma equipe multidisciplinar. Psicólogos, fonoaudiólogos e neurologistas trabalham em conjunto, geralmente com o auxílio do professor da escola onde a criança estuda.


Me interessei pelo tema qdo fui produzir uma matéria p uma outra revista que eu colaborava e acabei conhecendo os profissionais da Fonocenter Denise Guapyassu, uma clínica considerada referência no assunto, localizada no Rio de Janeiro. Tive a oportunidade de conversar com alguns pais e pacientes, que toparam participar da matéria, e pude conferir o surpreendente desenvolvimento das crianças após o tratamento. Com o apoio dos profissionais, a terapia, e em alguns casos o uso de medicação, elas melhoram o desempenho na escola, superam as dificuldades de concentração, aumentam a auto-estima e apresentam extrema melhora no relacionamento com a família e amigos.

Antes de julgar seu filho como avoado ou coisa parecida acho que vale ter uma conversa com profissionais da área. Tem muita informação que a gente desconhece e que pode ser decisiva pra traçar o futuro de uma criança.

DICA DE LEITURA: Existe um livro ótimo sobre o TDAH - No mundo da lua, escrito pelo neurologista Paulo Mattos.

http://www.fonocenter.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário